terça-feira, 30 de setembro de 2014

“Prometheus fecit: terra, água, mão e fogo” - Residências artísticas de cerâmica em Alcobaça no Museu Nacional Soares dos Reis


…Os processos de residências artísticas, na era do contemporâneo, propiciam a reconquista da experiência  em que a permanência e a duração são incentivos pretendidos.
Numa época em que as tarefas, desempenhos e situações se concatenam (quase sem intervalos de pensamento), na exigência de respostas quase imediatas, demora e decorrência são privilégios para os rtistas e demais operadores culturais.
A conceção, criação e produção de obras foi desenvolvida durante a permanência de 15 artistas, consolidando o projeto que foi localizado, pela segunda vez, na Fábrica de Cerâmica PP & A - S. Bernardo,  Alcobaça.


Em 2010/2011, sob impulso de Graça Pereira Coutinho concretizou-se a primeira etapa deste processo, que  abarcou 6 artistas e culimou na exposição “Poder do Fazer” no Museu Nacional do Azulejo em Lisboa,  patente entre janeiro e setembro de 2013.


Em 2014, reuniu-se um grupo de artistas portugueses e brasileiros, procedendo de diferentes contextos e  formações, “chegados” de viagens transatlânticas ou deslocando-se de cidades portuguesas. Tal confluência  proporcionou contextos inesperados de experiência e pensamento; promoveu diálogos e confrontos;  impulsionou novas articulações poiéticas e concetuais. Associou-se técnica e criatividade, refletindo  intencionalidades e decisões diferentes, por parte dos artistas e dos outros protagonistas que os visitaram  durante as estadias.
As residências iniciaram-se em abril do corrente ano, prolongaram-se até inícios de agosto e, ainda nalguns casos, entraram pela primeira quinzena de setembro. Os grupos, em permanência na Fábrica, organizaram-se na presença simultânea de 3 ou 4 artistas aos quais, com frequência, se associavam mais um e outro.
Dentro da fábrica, a condição de “sedentarismo” para os artistas que são “nómadas eventuais”, o contato com as matérias e a disponibilização de instrumentos e equipamentos especializados, conduziu desafios e efetivou situações, sob desígnio de superação pessoal, quando vivida numa “comunidade” de ideais, atuações e criações.
Às caraterísticas manifestas de uma “estética industrial”, acresceu a reverberação simbólica do património arquitétónico e a histórica qualificação técnica dos funcionários especialistas que, em boa cumplicidade, colaboraram com os artistas, sempre que possível.
O entusiasmo, o detalhe e o perfecionismo evidenciaram-se em cada momento, num apoio significativo que viabilizou peças magníficas e inovadoras. As abordagens desenvolvidas são já denotativas de estratégias e procedimentos adequados, por cada artista pensado e decidido, tendo cumprido as suas propostas plásticas e desígnios estéticos.



Em abril passado, realizou-se no Museu Nacional de Soares dos Reis (Porto) a apresentação do programa de residências, na mesa-redonda em que participaram:

Paulo Cunha e Silva (Vereador de Cultura CMP),
Maria João Vasconcelos (Diretora MNSR), Arqtº Manuel da Bernarda (Fábrica PP & A - S. Bernardo), Dr. Alberto Guerreiro (Museu Cerâmica); Dr. Leonel Rosa (ADEPA), os artistas Carolina Paz (BRA) e Albuquerque Mendes (PRT) e Maria de Fátima Lambert, curadora do programa.


As obras realizadas durante a residência – numa profusão que ultrapassou qualquer expetativa – apresentam-se, agora, na exposição coletiva patente no Museu Nacional Soares dos Reis (Porto).
Numa geografia onde a água e a terra propiciaram – desde tempo e memórias longínquos – a dimensão alquímica da cerâmica, o desenvolvimento das residências dos 15 artistas portugueses e brasileiros, adquiriu consistência e interesse acrescidos, prevendo-se que “alastre” futuramente.


Maria de Fátima Lambert

Fábrica de Cerâmica PP&A [S. Bernardo ] – Alcobaça
Museu Nacional de Soares dos Reis [MNSR] - Porto
residências artísticas de cerâmica contemporânea
exposição das obras produzidas no MNSR
inauguração a 2 outubro 2014

ARTISTAS :

Albuquerque Mendes, Beatriz Horta Correia, Bela Silva, Catarina Branco, Graça Pereira Coutinho, Isaque, Jorge Abade, Luís Nobre, Maria Pia Oliveira, Sofia Castro, Susana Piteira, | Portugal
Carolina Paz, Estela Sokol, Fábio Carvalho, Gabriela Machado | Brasil

CURADORIAMaria de Fátima Lambert


Bibli. Press release da exposição

Sem comentários:

Enviar um comentário