terça-feira, 23 de setembro de 2014

VASCO ARAÚJO | Re Cordum: Voltar ao Coração

Inauguração: 24 de Setembro de 2014, 22 horas 


A exposição Re Cordum: Voltar ao Coração de Vasco Araújo apresenta obras que exploram relações de poder, dependência e submissão, quer enquadradas pelos contextos familiar e social, como sustentadas em noções de exotismo e alteridade. 
O título da exposição remete para a dupla valência da expressão latina Re Cordum, traduzindo-se por “regresso ao coração”, abrangendo ainda o sentido mais evidente de recordação, memória. Neste sentido, a voz apresenta-se como o meio pelo qual personagens e objectos materializam conflitos internos, reflectindo acerca da sua própria condição, nas relações consigo e com o Outro
A exposição parte assim de ficções despoletadas a partir da memória específica de cada personagem ou objecto, como nas composições formadas reproduções de retratos de Eduardo Malta, pintor vinculado à ideologia do Estado Novo, e retratista da sociedade próxima aos círculos de poder da época. Outros objectos compósitos incidem sobre a temática do exótico, sublinhando a contradição inerente às diferentes origens dos elementos que os compõem. 
Re Cordum: Voltar ao Coração é a primeira exposição individual de Vasco Araújo na BAGINSKI, GALERIA/ PROJECTOS. 

Sem comentários:

Enviar um comentário